quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Patinagem de velocidade - História



Vou começar este artigo com uma breve história de como surgiram os patins. 
Joseph Merlin, nasceu na Bélgica em Setembro de 1735, era mecânico e fabricante de instrumentos musicais. Numa ida a Londres em 1770, exibiu alguns dos seus projectos, entra eles um "patim de rodas".


No entanto, Merlin, resolveu levar a sua invenção - os patins e um violino para um baile de máscaras em Soho Square. O pior aconteceu, sem saber como travar, chocou com um caríssimo espelho partindo-o e magoando-se bastante.

Este feito fez resfriar a febre dos patins...
Só em 1790 surgiu mais um projecto de patins. No entanto só depois de 1818, em Berlim, é que é dada a primeira patente de patins.

Em 1823 na cidade de Londres é dada outra patente ao chamado "volito", eram 5 rodas presas numa linha recta. Este aparato podia ser preso a botas ou sapatos com o objectivo de viajar ou para lazer.

É na Alemanha que a patinagem passa a ser um fenómeno popular. Pistas foram feitas em todo o mundo, os patins evoluíram bastante. 


A Patinagem em Portugal


Em Portugal, à data de 1912, a patinagem surgiu de uma forma recreativa. Eram realizados com frequência festivais onde se realizavam gincanas, espectáculos de grande beleza com o sector feminino em grande destaque. Os rapazes também contribuíam mas com saltos e com as primeiras corridas de velocidade.

Os principais clubes a participarem nestas corridas eram o Futebol Benfica, O S.L.B. O grupo Dramático e Sportivo de Cascais, a Associação Desportiva de Oeiras e o Paço de Arcos. 
Foi nos anos 50 (1953-54) que se deu uma primeira fase de auge neste desporto, quando no intervalo dos campeonatos do mundo de hóquei, no pavilhão dos desportos, se realizaram estas corridas em patins. Personalidades como Neves de Carvalho, entre outros, campeões à data, disputaram estas provas.

Campeonato Europeu de Pista, Inzell - Alemanha 1990
Seguiu-se uma fase de interregno até quase ao anos 80. Foi em 1979 que pela mão de Neves de Carvalho e José Castel-Branco (à data presidente da FPP) se deu um novo impulso à modalidade - Corridas em Patins. Sendo registada a participação da selecção nacional no Campeonato da Europa de Absolutos em Pamplona, ainda com patins de 4 rodas. A discrepância entre os atletas lusos e os restantes era grande, desmascarando o grande atraso que se registava em Portugal nesta modalidade. 

Daí em diante, e com a vinda de técnicos italianos, a modalidade foi evoluindo aos poucos, até que em 1994 se registou uma primeira revolução nos patins. Começaram a aparecer, em Portugal, os patins em linha, com 5 rodas de 76mm. 



Os patins foram evoluindo, rapidamente passaram para  4 rodas em linha de 84mm. Foram passando por várias transformações do diâmetro das rodas (90mm, 100mm, 106mm, 110mm), no materiais das botas e frames, tudo em prol de se obter uma maior velocidade e conforto.  

Patins de velocidade 2015
Até que nos anos finais do século XX e inicio do século XXI, mais transformações existiram, nomeadamente no nome da modalidade, passando de Corridas em Patins para Patinagem de Velocidade. Pistas foram construídas, e não demorou para que Portugal organiza-se um Campeonato da Europa - Lisboa 98. Todo este investimento levou à obtenção das primeiras medalhas num campeonato Europeu. Campeonato este disputado em Paços de Ferreira - Portugal no ano de 2002. As campeoníssimas Célia Gonçalves e Nicole Silva, participaram no escalão de juniores e foram as heroínas de tamanha conquista. A Célia obteve medalha de prata nos 3000m pista e medalha de bronze no 5000m pontos pista; a Nicole foi medalha de bronze nos 500m pista.

Campeonato da Europa Lisboa 1998
Só mais tarde em 2006, em Martinsecuro - Itália, voltaram a existir lugares no pódio por parte da comitiva portuguesa, todos no escalão de cadetes. E que participação dos tugas! Quatro patinadores medalhados com especial destaque para Diogo Marreiros com a obtenção de 3 medalhas - 1 de prata nos 3000m pontos pista e duas de bronze nos 5000m pontos estrada e 3000m Americana pista juntamente com Jorge Macarrão e Paulo Pinho. No sector feminino Catarina Castaldo foi vice-campeã europeia nos 5000m pontos estrada.

Em 2007, mais uma mão cheia de medalhas para os tugas no Campeonato da Europa de cadetes, desta vez teve Herde na Holanda como palco principal. E foi Márcio Costa o patinador em destaque com a obtenção de três medalhas, uma a titulo individual nos 200m c/r estrada e duas em americanas. Portugal ficou em 3º  lugar nos 3000m americana pista, equipa formada por Márcio Costa, Martin Dias  e Tiago Mateus. E, 3º lugar nos 5000m americana estrada, equipa: Márcio Costa, Martin Dias e Germano Seabra.

Este foi um ano importante para a patinagem de velocidade dos concelhos de Estarreja e Ovar, pois foi organizado o Campeonato da Europa de Absolutos, sendo a  pista Canelense considerada a mais rápida da Europa, foram batidos alguns recordes da Europa e Mundo. Podem assistir aqui a um vídeo sobre os campeonatos e as características das provas realizadas 


Pista de Canelas - campeonato da Europa 2007
Partida dos 300m - Campeonato da Europa 2007



















O ano de 2008 voltou a ser repleto de bons lugares. No Europeu de Slagelse/Neastved - Dinamarca. Diogo Marreiros sagrou-se Campeão Europeu de juniores na distância de 20.000m a eliminar estrada, vice-campeão europeu de juniores na distância de 10.000m pontos/eliminar pista e medalha de bronze nos 1000m pista. 
Outras medalhas foram obtidas nas provas americana. Portugal sagrou-se vice-campeão europeu de 3000m pista na americana no sector masculino e feminino, equipas: Diogo Marreiros, Martin Dias e Márcio Costa e, Elisabete Batalim, Rafaela Sousa e Raquel Inácio. Foi ainda medalha de bronze nos 5000m estrada americana, equipa: Diogo Marreiros, Martin Dias e Jorge Macarrão.
Este foi um ano de ouro para Diogo, que não satisfeito com o logro conseguido na Dinamarca,  voltou a fazer história, conseguindo obter um extraordinário 3º lugar na Maratona do Campeonato da Europa de Absolutos realizado em Gera - Alemanha.

Em 2009, na cidade de Oostende - Bélgica, foi o ano de Martin Dias. Este sagrou-se Campeão Europeu de juniores nos 10000m ponts/elim. pista. Obtendo mais dois bronzes a titulo individual, nomeadamente, nos 15000m eliminar pista e 10000m pontos estrada. Em igualdade a anos anteriores, Portugal conseguiu também exibições de destaque nas provas colectivas - Americana. Então os juniores masculinos sagraram-se vice-campeões da europa na distância de 5000m estrada e obtiveram um 3º lugar nos 3000m pista. Equipas constituídas por Martin Dias, Germano Seabra, Márcio Costa e Tiago Mateus.
Neste mesmo ano, no Mundial de juniores em Haining - China, Martin Dias brilhou sendo 3º classificado na prova de 10000m pontos estrada.

Martin Dias - Campeão Europeu
 

Em 2010, foi a vez do escalão de juniores feminino brilhar em Itália - San Benedetto. Elisabete Batalim voltou a subir ao pódio desta feita também a titulo individual, conseguindo um brilhante 3º lugar nos 500m estrada. Premiada foi também a prestação na prova a Americana das meninas portuguesas - Elisabete Batalim, Andreia Canha e Cristiana Costa, com um magnifico 3º lugar.



Em 2011  mais uma mão cheia de medalhas nos campeonatos da Europa de cadetes e juniores em Itália. Edna Pereira e Andreia Canha nos 10000 e 15000m a eliminar, respectivamente, obtiveram medalha de bronze. Dina Rodrigues foi vice-campeã europeia nos 10000m pontos e Carlos Rocha garantiu o bronze nos 5000m pontos.

Em 2012, Dina Rodrigues volta a brilhar e obteve duas medalhas de bronze a titulo individual nas provas de 10000m pont/elim. e 10000m eliminar e, em parceria com Andreia Canha e Glória Pereira na prova americana conseguissem a prata no escalão de juniores do Campeonato da Europa de Szeged - Hungria.




Em 2013, e mais uma vez Dina Rodrigues volta a subir ao pódio desta feita no escalão sénior. Esta atleta conseguiu o 3º lugar na prova de 10000m pontos.

Em 2014 os protagonistas foram outros. Voltamos aqui ao género masculino com Diogo Marreiros, Martin Dias e Ricardo Esteves a obterem um extraordinário 3º lugar na prova americana dos Campeonatos europeus em Geisingen. Resultado que os catapultou para o Mundial na Argentina e, onde esta tripla voltou a voar bem alto obtendo mais um bronze na prova americana. Este com sabor a ouro ou prata, grande prova destes miúdos, tive o prazer de a ver em directo.. 





Este ano (2015) foi a vez da Daniela Rodrigues sair medalhada, tal como já foi noticiado aqui no blog. Excelente 3º lugar desta jovem patinadora.

Aqui falei sobre os resultados mais relevantes ao serviço da selecção nacional em campeonatos da Europa e do mundo, mas muitos outros resultados de peso têm sido obtidos pelos patinadores lusos em contexto nacional e internacional.
Muitos outros nomes são referencias e  fizeram e fazem parte da modalidade, quer patinadores, treinadores, dirigentes ou familiares. A todos eles um grande bem haja ;)




←  Anterior Proxima  → Página inicial

3 comentários :

  1. Falta um grande marco na nossa historia neste artigo... O primeiro campeonato da Europa realizado em Portugal, em Serpa, que serviu também de inauguração para a primeira pista em relevé portuguesa... Foi m 92 se não estou em erro

    ResponderEliminar
  2. Olá Alex. Desde já obrigado por expores a falha. Vou conferir. É esta a dinâmica que queremos para o blog, se falhar alguma coisa ou quiserem acrescentar, força. O importante é ter muita e boa informação sobre as actividades relacionadas com patins ;)

    ResponderEliminar
  3. Para além disso, existe outro erro. A medalha de bronze obtida nos 5000m pontos pela Célia Gonçalves foi em seniores, na semana seguinte à prata em juniores.

    ResponderEliminar