GLOSSÁRIO



- ABEC: Annular Bearing Engineerring Committee, Medida padronizada que classifica os rolamentos, quanto maior o número maior precisão na sua construção e mais eficiente é o rolamento.

- Bota: Parte superior do patim onde vai alojado o pé, poderá haver botas de vários materiais, as botas rígidas utilizam um botim interno chamado de Liner (mais abaixo descrito), este é removível e lavável.  


- Botim ou Liner: Forro interno de uma bota rígida (exerna). O liner é construído com materiais que garantem o conforto a patinar. Nem todos os patins usam este elemento, nos patins de velocidade por exemplo o forro e a estofagem faz parte da bota externa.


- Carcaça ou Shell: Esta é nada mais que o esqueleto antes de receber o material de estufagem e os tecidos que cobrem os patins. Nos Patins de bota rígida a carcaça ou shell e a bota externa são a mesma coisa.


- Chassi, Frame ou Calha: Parte que liga as rodas com a bota. Pode ser metálica, ou em materiais compósito. Este elemento é de grande importância pois é nele onde são exercidas a maior parte das forças ao patinar.


- Cuff ou Cano: Peça que garante a estabilidade lateral e ao mesmo tempo a flexibilidade frontal. Normalmente construído em plástico com fibras para garantir uma maior resistência, pode ser mais alto ou mais baixo dependendo da tipologia do patim. Mais baixo e flexivel para patins de maratona e fitness e mais alto para freeskate e agressive.


- Espaçador: Peça plástica ou metálica que vai alojada no interior da roda servindo de batente aos dois rolamentos fazendo que a pressão exercida pelo eixo não crie atrito dentro do rolamento. Muitas pessoas menos experientes quando trocam as rodas deixam estas peças de fora, isto faz como que os rolamentos fiquem presos e com o passar do tempo destrói as esferas no seu interior.








0 comentários :

Enviar um comentário

Página inicial