terça-feira, 18 de agosto de 2015

O Poder das 3 Rodas!



Estou convencido que o ano de 2015 ficará marcado pela afirmação dos setups de 3 rodas em linha! 
A Powerslide à muito que comercializa alguns modelos de patins em linha de 3 rodas, eu mesmo tenho uns "Fusion 7 Open Air" adquiridos em 2012:


Modelo Powerslide Fusion 7 Open Air - Catalogo 2012
Este modelo equipa 3 Rodas 110mm e uma bota "open air" (à qual nunca me habituei, mas isso é outra história). 
Na verdade isto das 3 rodas não é assim tão recente, de facto a Rollerblade, em 1997/1998 lança os Rollerblade Coyote, os primeiros patins AllTerrain em linha!
Montavam 3 pneumáticos com 150mm de diâmetro! 
No vídeo em baixo podemos verificar que não havia limites para estes "animais"... Mas a moda não pegou e saíram de produção.




Os anos passaram e os grandes fabricantes foram tentando aqui e ali mostrando algo com 3 rodas, de facto na patinagem de velocidade até se usam 3 rodas em linha nos patins dos patinadores mais jovens, que desta forma conseguem usar rodas de maior diâmetro sem ter um chassi demasiado longo.
No final de 2014 novamente a Powerslide, o maior fabricante mundial de patins, lança no mercado um setup para velocidade 3x125mm, os mais conservadores opuseram-se logo à partida, mas isto já tinha acontecido a uns anos atrás quando na patinagem de velocidade se usavam 5 rodas de 80 a 84mm e apareceram os chassis de 4 rodas com diâmetros de 100mm, que comprovadamente eram mais rápidos!
Pessoalmente já tive hipótese de testar esta configuração e tenho a certeza que este será o futuro, não sei se será já no próximo ano pois alguns interesses se vão opondo, nem sei se será a melhor opção para todos os patinadores até porque é preciso adaptar a técnica e isso demora algum tempo, mas com certeza será o futuro da patinagem de velocidade. Se mais provas faltasse, uma equipa (de luxo) da Powerslide bateram o recorde de mais quilómetros percorridos e da volta mais rápida nas 24 Horas de Le Mans, todos os atletas usaram esta configuração de rodas nos seus patins.
Sendo a Patinagem de Velocidad a Fórmula 1 do sector, será normal que as 3 rodinhas começarão a ganhar terreno a pouco e pouco.

Deixo aqui o video do Bart Swings a bater o recorde da volta mais rápida em Le Mans, para poderem ver estas máquinas em plena acção!

Lap details: 

distance: 4,185km
lap time: 5min 32sec
Avg speed: 45,33km/h
Max speed: 74,4km/h


Sim, viram bem, 74,4km/h! é claro que para isto não só precisamos rodas, mas sim umas boas pernas!!

Algumas vantagem das 3 rodas:
  • Menos atrito (são só 3 rodas)
  • Apenas uma roda por baixo do centro do pé (em vez de duas como no caso dos setups de quatro rodas), garante uma melhor manobrabilidade.
  • Menos rodas, menos rolamentos, menos peso! 
  • Na hora de trocar as rodas ou rota-las para compensar o desgaste, temos menos rodas para apertar e desapertar! 
  • Permite equipar rodas de maior diâmetro sem sacrificar a agilidade e poder de manobra dos patins. 
Quando falo das enumeras vantagens deste tipo de configuração, não estou apenas a referir-me à patinagem de velocidade, de facto isto aplica-se a qualquer tipo de patim. Hoje em dia já há no mercado vários tipos de patins com 3 rodas em linha, desde o Fitness, Freeskate, Todo-Terreno, Hóquei em, até a patinagem de velocidade!







Como podem constatar já existem muitos patins que utilizam as 3 rodinhas em linha! No meu ponto de vista e como nota final, devo dizer que andar com 3 rodas em cada patim não é assim tão diferente que andar com 4 ou mesmo 5, tudo depende da disposição das rodas e do comprimento do chassi. Ou seja, continua a ser válida a regra básica do chassi: Quanto mais comprido menos manobrável mas com maior tracção e estabilidade, quanto mais curto, mais ágil, mas mais lento e instável!... Não se pode ter tudo!


Com 2, 3, 4 ou 5 Rodas o importante é patinar! a escolha depende do que pretendem fazer, mas o importante mesmo é fazerem-se à estrada! 

Embora patinar!


←  Anterior Proxima  → Página inicial

1 comentário :