segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Roller Derby



Quando comecei a escrever este artigo fiquei com imensas duvidas, irei falar sobre a minha experiência no Roller Derby  (RD) ou irei fazer um artigo sobre como começou em Portugal, como se desenvolveu, principais marcos e em que "ponto" estamos em relação aos outros países...
Depois de uns 10 longos segundos... Vou tentar juntar os 2 pontos, por um lado falar sobre o RD a nível nacional, por outro falar na primeira pessoa sobre o que penso e sinto, e irão ver eu sinto muito o RD.

Inicio em Portugal:
Em 2011 Marta Carvalho (Aka Bloodrunner) e Ana Cruz (Aka McPain) fundaram o Roller Derby Porto (RDP), depois de uma troca de mails e de uns cafés no Piolho no Porto.
Foram crescendo no passa a palavra e nas divulgações que fizeram nas redes sociais...

Crescimento:
Hoje já existem 7 ligas a nível nacional 2 em Lisboa, as Troopers e as Lisbon Grrrls, uma em Coimbra, as Rocket Dolls, uma em Leiria, as Black Rebel e uma em Faro, as South City Rollers.
A liga do RDP, no Porto, já tem uma equipa A e uma Equipa B, as Porto Beasts.

Primeiro Jogo:
O Primeiro jogo de uma equipa de RD em Portugal foi feito entre a RDP contra Valência Roller Derby em 8/12/2012 em que obtiveram uma grande vitória ( 238-72)

Selecção Nacional:
Depois do passo da criação da equipa RDP, Marta começou com o projecto de uma Selecção Nacional, o primeiro Jogo foi contra a team França no dia 6 de Setembro de 2014, mais recentemente fizeram o mundial de Dallas em que conquistaram o Honroso 25º lugar mas que deram sempre show em todos os jogos pois eram a selecção mais nova em pista.

O que é preciso para se treinar RD?
  • Uns patins quads, Patins com 4 rodas paralelas 2 a 2 com um travão na frente e uma bota que pode ser pelo tornozelo ou mais acima.Os gostos sobre os patins quads variam existe quem ande com quads específicos para derby (como podem ver aqui alguns modelos: Derby Skates), Patins de Hóquei em Patins e até Patins de Patinagem Artística. A principal diferença está no passado da pessoa, pois se a pessoa tiver praticado Hóquei em Patins vai ter a tendência para continuar com o mesmo estilo de patins pois esta mais habituado aquele modelo... 
  • Um capacete. O RD é um desporto de contacto convém assegurar que no final do jogo voltamos para casa inteiros é fundamental por isso nada como proteger bem a cabeça. Também os gostos sobre os capacetes difere de pessoa para pessoa,  Ao contrario do ciclismo e da patinagem de velocidade, a aerodinâmica de um capacete de derby não é importante, a importância cai toda sobre o impacto que o capacete aguenta. As escolhas normais são entre capacetes de Hóquei no gelo ou sobre capacetes AllRound pois são os mais básicos e normalmente mais baratos.

  • Um pack de protecções. As protecções para os punhos, cotovelos e joelhos são obrigatórios para se assegurar o bem estar de quem treina RD. Para o inicio um kit básico chega pois temos que nos adaptar ao desporto em si. Quando queremos treinar e começar a jogar RD algumas alterações têm que ser feitas. Principalmente a nível das joelheiras pois o impacto de joelhos no chão começa a ser mais violento no meio dos jogos e treinos, por isso de um pack de 20 e poucos euros passamos a umas joelheiras de 60 a 100 euros... Os pulsos também são trocados com alguma regularidade pois nas quedas normalmente raspamos com eles.

  • Uma protecção para a boca. A mouthguard é uma peça fundamental no derby pois muita das vezes somos atingidos na zona da boca com protecções que podem ser bem duras.


Como se inicia no RD?
Tal como já indiquei em cima no RD a segurança de todos os atletas é muito importante para o desenvolvimento do desporto, por isso antes de começar a jogar todos os atletas têm que passar as "Minimum Skills".
As minimum skill são algumas provas que um jogador de Derby tem que passar para deixar de ser Fresh Meat (termo usado para quem treina derby e ainda não completou as minimum skills para jogar) e passar a ser um jogador de RD, estas são compostas , por exemplo, por o jogador fazer 27 voltas em menos de 5 minutos, conseguir patinar fluido, conseguir travar rapidamente e conseguir "estar" no pack (pack é, num jogo, o número máximo de jogadores de ambas as equipas).
Quem dita as Minimum Skill é a WFTDA que é a organização que gere o Roller derby em Flat Track .

O que é uma Flat Track?


Flat Track é a pista usada pela maioria dos jogadores na Europa pois, ao contrario do USA o derby foi se difundido mais nessa vertente que na vertente de pista inclinada 


Deixo aqui um pequeno video sobre o ultimo jogo de Derby entre a RDP e as Harpies Milano dia 11 de Julho 2015


Créditos: Janete Penedo


Como se Pratica RD?
Como podem ver na imagem da Flat Track o jogo começa com 4 Blockers de cada equipa depois da Jammer Line e com 1 Jammer de cada equipa atrás dessa mesma Linha.
O Jammer é o jogador que tem uma touca no capacete com uma estrela desenhada.
Os Blockers são os restantes jogadores, dentro das blockers existe um Pivot que é quem tem uma touca com uma risca. O Pivot é o único que pode receber a touca do Jammer e passar ele a ser o Jammer. Normalmente o Pivot é também quem lidera os blockers dentro da pista, quando um arbitro marca uma falta e não sabe quem a fez, devido a rapidez do jogo ou a pouca visibilidade é ao Pivot que é atribuído essa falta
Mal começa o Jam (um Jam é um tempo de jogo que pode ir até os 2 minutos), os Jammers de cada equipa tentam passar pelas blockers da equipa adversária, o primeiro Jammer a passar pelo Pack é o Lead Jammer e pode terminar o jam a qualquer altura tocando com as mãos na cintura.
Num jogo de RD as equipas tem normalmente 14 jogadores para que consigam trocar todos durante os Jams, normalmente cada jogador só faz um Jam e depois sai e descansa para que posso estar na sua melhor forma durante o Jam que esta em pista.



Como se Pontua?
Quando o Jammer passa pelo Pack pela segunda vez já começa a pontuar, pontua um ponto por cada anca da jogadora adversário que ele passar.
Ganha quem no final do jogo ( 2 partes de 30 minutos) tiver mais pontos.

Como se Bloqueia?





Como podem ver nesta imagem as zonas dos 3 primeiros bonecos são as zonas alaranjadas que se podem bloquear e as zonas dos 3 últimos bonecos são as zonas que se podem usam para bloquear.

Quem mais esta na pista de um jogo de RD?
Os Árbitros, também conhecido como zebras, pois as suas camisolas são as riscas pretas e brancas eles são responsáveis por manter um pouco a ordem em pista marcando as faltas oral e gestualmente.
Num jogo devem de existir 3 Outside Refs (encontram-se na linha de fora e acima de tudo preocupam-se com as saídas ilegais dos jogadores-cuttings e skating out of bounds ) 2 Inside Refs (acompanhem o Pack um na frente do pack e um a trás, preocupam se acima de tudo com as faltas do pack) 2 Jammers Refs (um para cada jammer, trocam no intervalo de jammers) e 1 Head ref (que apoia e supervisiona todas as faltas)
Os NSOS quem apoia os árbitros, a sua presença na pista é fundamental, normalmente vestem uma roupa diferente dos árbitros e das equipas em pista.
Os NSOS, dividem-se pela pista em várias funções, são eles que controlam a Penalty Box (local da pista onde se encontram as jogadoras que fazem falta), são eles que dão inicio ao Jam, são eles que normalmente fazem a pista, que a ajustam, são eles que marcam no interior da pista as faltas que os jogadores fazem e outras tarefas de apoio aos arbitros e ao jogo.

O que é preciso ter para se jogar RD?
Hum... depois de muito pensar... ESPÍRITO DE SACRIFÍCIO.
Mais do que técnica, mais do que ter os melhores patins, mais do que ser o mais rápido é preciso saber sofrer, saber se esforçar e quebrar os nossos limites...





←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários :

Enviar um comentário