quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Todo Sobre as Rodas dos Patins em Linha - Parte 1 (Perfil)



Este artigo está dividido em 3 partes. Cada uma delas aborda respectivamente os seguintes assuntos sobre as rodas dos patins em linha: Perfil, Dureza e Diâmetro. Desta forma pensamos que ficará tudo explicado no que a rodas trata!...

Como podem observar na imagem as rodas para patins em linha podem ter 3 tipos de perfil, são estes: 


  1. Perfil Quadrado (rodinha vermelha do gráfico): As rodas de perfil quadrado são usualmente utilizadas nos patins de Agressive, este tipo de desenho confere mais estabilidade na recepção dos saltos, pois existe mais superfície de contacto com o chão. Normalmente de diâmetro pequeno e dureza elevada faz destas rodas as idóneas para truques de Grind e Slides. Podem ver aqui alguns exemplos.
  2. Perfil Oval (rodinha verde): Este tipo de roda são as preferidas de quem calça patins de freeskate (FSK), conferem ainda bastante estabilidade nos saltos e curvas. Não são as melhores para atingir grandes velocidades, pois pelo seu perfil o atrito é bem superior comparado com as rodas fitness/velocidade. São também utilizadas no hóquei em linha e slalom. Os diâmetros mais comuns com este perfil são 72, 76 e 80mm. 
  3. Perfil Elíptico (Rodinha Azul): Provavelmente será a roda mais comum, se a tua praia é fazer quilómetros de patins, curvar a alta velocidade e puxar forte! Então este é o teu perfil de roda. Na pratica, e na nossa opinião, é a roda mais polivalente, pois tanto serve para slalom e FSK como para Fitness, Velocidade, Endurance, etc. Este perfil de roda é que produz menos atrito em contacto com o chão, por outro lado devido ao seu desenho elíptico é mais segura e estável em curva, a superfície de contacto aumenta com a inclinação lateral.
Estes são os três grandes grupos nos quais podemos dividir as rodas pelo seu perfil, contudo, os fabricantes são muitos e cada um tem os seus moldes e teorias técnicas, por isso podem encontrar no mercado rodas elípticas mais ou menos elípticas ou rodas Ovais com diferentes desenhos e ângulos.

Na imagem em baixo podem ver como o perfil da roda influência a prestação e dinâmica da mesma.


Esperamos ter dissipado a maior parte das dúvidas no que toca a este assunto, no entanto, mais importante do que o perfil da roda é a técnica da patinagem e isso só com muito treino! Por isso... Toca a Patinar!...

   
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários :

Enviar um comentário