quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Testando Chassi Powerslide MegaCruiser 3x125mm



Como já falado aqui no blog, as 3 rodas em linha vieram para ficar, se o ano passado (2014) já haviam alguns patins com esta configuração, no corrente ano não faltaram propostas, até a hipótese de comprar uns chassis que permitissem transformar os nossos patins em autênticos aviões! Falo claro destes MegaCruiser 3x125mm. 
Optei pela versão Gold porque esteticamente ficam mais bonitos na minha bota Rollerblade Twister Le Verde!


Antes de mais, deixem-me lembrar que estes chassis vêm apenas com a furação 165 mm, ou seja é imperativo que a bota tenha esta distância entre os pontos de fixação do chassi, de outro modo não conseguem montar este equipamento nos vossos patins.
Este set apresenta-se como uma opção bastante económica, pois não esquecer que estamos a falar de dois chassis em alumínio, 6 rodas 125 mm, 6 rolamentos ABEC 9, eixos e espaçadores incluídos!  
Quanto aos materiais nada de relevante a apontar, apenas que o chassi é feito em alumínio 6063 estampado e depois quinado o que confere à estrutura um suporte e rigidez qb...


Com um pouco de receio, por causa do diâmetro das rodas (125 mm), la montei e fui experimentar este setup na marginal de Matosinhos...
Senti uma diferença quando me coloquei de pé, pois as rodas que tinha nos Twister eram de 80mm e passar para 125 mm foi um passo muito grande, mas essa diferença desapareceu em poucos segundos...
De facto o centro de gravidade aumenta sensivelmente, mas a manobrabilidade deste setup é impressionante, as rodas estão bem juntas fazendo com que o chassi tenha apenas 255 mm de comprimento, isto, juntamente com o facto de só existirem 3 rodas em contacto com o chão, faz com que as manobras de curva, viragem, travagem, etc, consigam fluir em poucos minutos de utilização.

Comparativamente com os chassis de origem da RB que equipam os meus Twister LE, a distancia total de topo a topo com rodas montadas é de 330 mm e no caso do Chassi MegaCruiser 375 mm, logo, embora sejam rodas de 125 mm, o comprimento total só aumenta 45mm, menos de meio centímetro! Para o meu tamanho de pé (43 EU) não sinto muita diferença entre o chassi 4x80 e o 3x125 no que a manobrabilidade toca. 


Com este chassi consegue-se ultrapassar a fasquia dos 30 km/h com alguma facilidade, tendo ainda um bom controlo sobre o patim mesmo a velocidades superiores...

Depois deste pequeno teste passei para um segundo, este mais "a sério", fazendo Porto - Praia de Esmoriz (Juntamente com os outros 2 autores deste blog e integrantes da RS Team).



Da esquerda para a direita: Euzinho, Diana Santos, Fernando Santos, Penetra (Ivan)

Como podem ver no gráfico atingi uma velocidade máxima de 38,02 km/h e uma média de 14,85 km/h.
Patinamos quase 3 horas por vários tipos de piso, desde calçada portuguesa, paralelo, passando por terra batida, passadiços de madeira e o maravilhoso alcatrão. No final não senti nenhum desconforto tanto a nível da bota (RB Twister Le Verde) como ao nível do Chassi e Rodas (PS MegaCruiser 125 mm).
Como nota final deixo aqui alguns tópicos que destaco destes Powerslide MegaCruiser 3x125:


Positivo:
Preço, boa manobrabilidade apesar da altura, rápidos e estáveis a alta velocidade, habituação muito rápida. Passar irregularidades na estrada é muito mais fácil, menor nível de trepidação, fácil montagem e afinação.
Negativo:
Para freeskate ou truques de slalom deixam um pouco a desejar pois derivado à sua altura aumenta a pressão nos laterais do pé e com alguns minutos deste tipo de patinagem sentimos essa pressão nos tornozelos. Apenas duas cores à escolha que por vezes limita a compra por questões estéticas.
Conclusão:
Sem dúvida uma opção a ter em conta para quem gosta de "papar" quilómetros em patins sem comprometer a maneabilidade e manobrabilidade, saltos, curvas apertadas, travagens, derrapagens, slides... Tudo é possível com estes MegaCruiser 3x125!


Setup de Fernando Santos: Powerslide S4 FSK + PS MegaCruiser 3x125 Red - Em pleno teste todo-terreno!



←  Anterior Proxima  → Página inicial

2 comentários :

  1. http://www.rollerandslide.com/compra/chassi-completo-powerslide-megacruiser-125mm-gold-514760

    Pode sempre comprar aqui :)

    ResponderEliminar