sábado, 25 de julho de 2015

24h de Le Mans em Patins - Lusitana Roller Team -


Quando ouvem falar de 24h de Le Mans (http://www.24rollers.com/en), o que vos vem em mente??? Carros, automobilismo. Muito bem, a ideia não está errada. Pensem agora transportar isso para os patins. O objectivo da prova é o mesmo que o dos carros, que é, fazer a maior distância possível em patins  (linha ou quads) durante 24h. Ou, simplesmente, terminar a prova vencendo este desafio.

Pensam vocês, 24h de patins, é possível?! Sim claro. Com algum sofrimento óbvio, mas com alguma diversão. 


Esta é uma das provas mais concorridas/conceituadas no panorama internacional. Todos podem concorrer desde que atestem ter capacidade física para tal e saibam andar de patins. Existem várias categorias:


  • Equipa de 11 a 12 elementos (DISCOVERY category)
  • Equipa de 7 a 10 elementos (SPORTY category)
  • Equipa de 3 a 6 elementos (ENDURANCE category)
  • Duplas (DUO category)
  • Individual (SOLO category)
Feito este pequeno enquadramento no que é a prova, passo a explicar como fomos lá parar...


Após a participação nas 6 horas de Madrid, o meu desejo sempre foi dar continuidade a estas "loucuras" e, as 24h de Le Mans foi logo conversa entre a RS Team. No entanto, como as sensações das 6hM a "Solo" foram duras, o sentimento era fazer outra "loucura" sim, mas desta feita em grupo, repartindo o esforço e diversão por várias pessoas.

Em Novembro de 2014, foi-me lançado o desafio das 24h por parte de algumas ex-patinadoras (antigas concorrentes) na modalidade de Patinagem de Velocidade. Juntaram-se vontades e alguns esforços que deram origem à - Lusitana Roller Team - 1ª equipa feminina portuguesa a participar numa prova desta envergadura. A Roller and Slide deu, desde o inicio, um apoio incondicional à equipa claro está! 

Lusitana Roller Team na parada
Juntamos 6 raparigas todas portuguesas, a maioria ex-patinadoras de velocidade (algumas ainda competem). O nosso objectivo sempre foi terminar a prova da melhor forma possível e, principalmente, divertir-nos a patinar, aproveitando ao máximo a experiência.

Fizemos a inscrição na categoria Endurance e, aí fomos nós rumo à aventura. 

As duas fotos acima retratam nós na parada (volta de reconhecimento à pista). Momento em que todos os participantes estão em pista, digo-vos que é a loucura ;)

Outro momento brutal é o da partida, é arrepiante! A adrenalina corre nas veias a grande velocidade:




Depois a prova começa. A nossa estratégia passou por cada uma de nós fazer uma volta de cada vez. Deu uma média de 1 volta por hora. No entanto, com o passar das horas a fadiga acumula-se, a cabeça começa a pensar de mais, mas o sentimento de superação não termina. A vontade de terminar não foge. 
A noite é dura, quase entramos em piloto automático, eheh. O descanso no chão duro não é fácil, mas é estranhamente maravilhoso! Aqui a estratégia de descanso foi de dividir a equipa ao meio, 3 elementos estavam em pista, enquanto as outras 3 dormiam umas horas.
Por fim o sol nasce, e tudo fica melhor. Conta-se as horas para o término da prova com outra cara, até parece que as forças voltam! Resolve-se curtir novamente. Meter conversa com todos! Apanhar aquele "comboio" de patinadores que nos desafia. Tentar inclusive ultrapassar este ou aquele! A prova termina e o sentimento é... fazia mais uma horitas!! ;)

No final o saldo foi positivo ficamos em 216º lugar entre 451 equipas.  E  obtivemos um honroso 7º posto na nossa categoria - Endurance. 

Nota para os outro tugas em Le Mans. Caravela Roller Team, que conseguiram um enorme 4º lugar na sua categoria - sporty. 
Parabéns companheiros de jornada.

Apesar de não ser fácil e dizer mal da minha vida no decorrer das 24h, garanto que já congemino para o próximo desafio... Serei louca?! Não, certamente!

Aqui ficam algumas imagens e links para nos conhecerem um pouco melhor: 





Boxes - sitio partilhado por mais 7 equipas
Boxes - sitio de descanso
Equipa na parada
Beta em ação

Célia em ação
Aniana na chegada à meta




Amigo paralimpico 

Tânia em ação
Inês  em ação

Diana
Finishers

Os nossos patrocinadores







←  Anterior Proxima  → Página inicial

1 comentário :